O que é Internação Psiquiátrica?
04/02/2024
A internação psiquiátrica é uma forma de tratar pacientes que apresentam algum transtorno mental grave com a finalidade de tirá-los da crise em que se encontram e no momento em que podem colocar a sua vida em risco ou a de outras pessoas.
Nesse tipo de tratamento, o paciente psiquiátrico é internado no hospital, onde recebe atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana em que ele poderá ter acesso a uma grade terapêutica e receber cuidados como: alimentação, medicação supervisionada, terapia ocupacional, terapias com psiquiatras e psicólogos. Enfim, uma variedade de tipos de cuidados para que ele melhore com ajuda especializada necessária.
A equipe médica, em conjunto com a família e o próprio paciente, devem definir a necessidade de internação psiquiátrica. Em alguns casos, porém, como o paciente não tem condições de se auto avaliar, é necessária a internação compulsória ou involuntária. Precisamos então esclarecer melhor os tipos de internação psiquiátrica regulamentadas pela Leia Brasileira da Reforma Assistencial Psiquiátrica, Lei 10.216 de 2001.
Na maior parte das vezes, a internação psiquiátrica é voluntária e isso ajuda bastante no tratamento. Quando o paciente percebe que precisa de ajuda especializada, o tratamento é muito mais eficaz e os resultados positivos ficam bem mais evidentes. A internação psiquiátrica voluntária ocorre quando o próprio paciente decide e concorda com o médico e os seus familiares de que os meios para a abordagem do problema de saúde mental se esgotaram fora de um ambiente protegido, como o tratamento ambulatorial, ou o Hospital Dia, por exemplo.
Atualmente, as situações mais indicadas para a internação psiquiátrica são: surto psicótico (quando o paciente perde a conexão com a realidade), dependência química grave, depressão com risco de suicídio, na fase mania do transtorno bipolar, transtornos alimentares graves, nos transtornos de personalidade quando há perda do auto controle com risco para o paciente ou terceiros.
A internação é involuntária ocorre quando o paciente está completamente impossibilitado de tomar decisões por conta do grave comprometimento do seu estado psíquico, por exemplo, se ele estiver com o juízo crítico gravemente comprometido e não percebe os riscos que pode correr se não iniciar um tratamento formal. Nessa circunstância, os médicos e a família decidem por ele e tomam essa decisão.
A internação compulsória quem decide se o paciente vai ser ou não internado é a própria justiça, por conta de perigos que essa pessoa pode trazer para a sociedade. Geralmente a solicitação à Justiça é encaminhada por algum agente públicos em virtude dos riscos envolvidos.
Para aquelas pessoas que estão em crise e desejam ser tratadas em casa, a Psiquiatria BH oferece uma estrutura de cuidado domiciliar, que podemos chamar de internação domiciliar, de acordo com as necessidades do paciente e de sua família. Contamos com a possibilidade de consulta médica, orientação familiar, acompanhamento terapêutico e a presença de técnicos de enfermagem em regime diferenciado, 6 às 24 horas, para todos os dias da semana. Esse monitoramento também poderá ser à distância, telefone ou vídeo chamada, sempre que possível.
Fale Conosco e Deixe-nos Ajudar Você!
Se você ou alguma familiar está em situação de vício e tem interesse nessa modalidade de tratamento, nós estamos aqui para ajudar.
Ligue agora mesmo para ( 11) 91294-5572 e fale com um de nossos especialistas.
Nós podemos ajudar! Acredite!
clique e seja Atendido pelo Especialista Atendimento Imediato